Gêmeos e múltiplos na escola: juntos ou separados?

Este é um assunto que deixa muitos papais em dúvida. Por isso resolvi escrever sobre isso. Quando fui à primeira reunião dos meus filhos na escola foi um baque saber que cada um ficaria em uma sala. Sai da escola com os sentimentos confusos. Aquela notícia me pegou de surpresa e me deixou cheia de medos, dúvidas. Mas depois lendo um pouco mais sobre o assunto percebi que isso não é um bicho de sete cabeças. Não é porque nasceram juntos que devem estar o tempo todo juntos. Difícil para muitos de nós aceitarmos isso. Principalmente porque eles sempre estão ali unidos, juntinhos, se interagindo e aprendendo juntos.
Por que separar? Muitos podem achar desnecessário esta separação n o ínicio de vida escolar, e apesar das inúmeras discussões a respeito desse tema, existem alguns pontos que devem ser analisados e avaliados diante dessa situação. Algumas escola irão optar por separar. E acredite, depois do relato de muitas mães, percebi que isso é pode ser muito mais benéfico do que podemos imagina.

O que ajuda ou não se ficarem separados:
• Na independência e individualidade de cada um
• Melhoria desenvolvimento individual
• Possibilidades de contatos sociais
• Criação de seus próprios laços de amizade
• Troca e experiências com outras crianças sem ser o irmão gêmeo
• Cada um terá o seu amigo, professor, sala
• Insegurança, podem se sentir sozinhos e com medo sem a presença do irmão.
• Quando chegam em casa um ensina para o outro o que aprendeu
• Mudança emocional, isso porque no começo alguns sofrem com a separação.

O que pode ou não atrapalhar se ficarem juntos:
• Ser chamados de "os gêmeos", e não pelos nomes.
• Cada um não terá a sua professora ou o seu amiguinho para chamar de “meu”
• Medo de fazer novas amizades
• Poderão se isolar entre eles
• Um gêmeo passivo e dominante sobre o outro
• Concorrência entre eles
• Um pode ajudar o outro
• Segurança
• Ficarão mais unidos

IMPORTANTE: Mesmo que os gêmeos ou múltiplos fiquem juntos na sala, o próprio professor deve estimular a fazerem atividades diferentes, além de ficarem em grupos diferentes. 
 
Muitas mães de gêmeos separaram e falaram que foi a melhor coisa que fizeram. Já outras não viram motivos para separar, e disseram que a separação não interferiu em nada. Com certeza que cada pai e cada mãe saberão o que será melhor para os seus filhos. Mas caso este assunto seja algo que irá atrapalar, incomodar ou trazer algum problema e transtorno para as crianças e à família seria legal conversar com as crianças, com a escola, ou com algum profissional.

➪Links legais que falam sobre este assunto. Vale a pena ler!
*Por Tati Souza
jul.2015

julho.2015

Os bebês na fase de 0 a 2 anos estão da etapa da descoberta. Descobrem as partes do corpo (mãos, pés, dedos, pernas, braços...), as sensações (quente/frio, liso/áspero, mole/duro...), as cores e o mundo que os cercam. Estimular essas áreas faz com que sintam prazer e aproxima mãe e bebê através do afetivo depositado em cada atividade proposta.

 

- passar objetos pelo corpinho do bebê nomeando cada parte

- pinte a sola dos pés e palmas das mãos com tinta e carimbe em papel (figura ao lado)

- pinte bolinhas coloridas nos dedinhos para que observe

- com argila vá afundando os dedinhos das mãos para fazer buraquinhos

- encha garrafas pets com água, pedras, folhas, papeis coloridos, espumas...e deixe que brinque livremente

- estique plástico bolha no chão, retire o calçado do bebê e incentive para que ande ou engatinhe por cima (pode substituir o plástico bolha por outro tipo de material)


- disponibilize tinta dentro do boxe do banheiro e deixe que explore as cores nas paredes e no corpo. Depois é só dar banho e jogar água no boxe que sai tudo.

- encha potes de plásticos com água e coloque glitter dentro. Cada um de uma cor

- utilize a mistura de farinha de trigo com água, separe em bacias e vá adicionando corante alimentício em cada massa. Sugiro azul, vermelho e amarelo para trabalhar primeiro. (foto abaixo)

 
- coloque caixas de papelão espalhadas e deixe que o bebê explore passando por dentro, entrando e saindo, colocando por cima para se esconder...

- pegue uma garrafa pet, corte-a e encha com bolinhas de tênis. Deixe que o bebê as retire e ponha de volta

- faça circuitos com almofadas, tapetes e brinquedos que sejam macios para não machucarem o bebê. Deixe a passe por cima como ponte, andem e engatinhem por baixo, se equilibrem.

*Por Fabiana Barjona Gambeta - Pedagoga

 
 
Julho.2015
A resposta é não! Pois cada um dos gêmeos tem uma personalidade. Por mais que os gêmeos e múltiplos recebam os mesmos estímulos e a mesma educação, cada um tem o seu ritmo de desenvolvimento. Algumas coisas eles podem aprender juntos, ou com alguns dias de diferenças, mas saiba que isso não é regra. Se um sentou com 10 meses não é certeza que o outro também irá sentar. Sei que muitos pais ficam preocupados, achando que um dos gêmeos não está evoluindo bem, que esta atrasado... esta preocupação dos pais é super normal, mas os pais precisam tomar cuidado para que isso não atrapalhe no desenvolvimento e crescimento deles. E não tem jeito, por mais que não queremos comparar, sem querer acabamos comparando. Mas não se culpe, esta comparação é, digamos que "saudável", pois com ela gera a preocupação de que pode ou não haver atrasos no desenvolvimento ou algum outro problema. Por isso se tem muitas dúvidas, achando que há algo de errado, não hesite em procurar ajuda de profissionais para mais tranquilidade. 
É muita expectativa e ansiedade para que engatinhem, andem, sentem... por isso é importante que os pais sempre estimulem, ajudem e acompanhem seus filhos. O bacana é que um aprende vendo o outro fazer. mas saibam que cada evolução e cada descoberta é no tempo de cada um dos seus gêmeos. Quando menos esperar eles estarão correndo, pulando e bagunçando por aí.
 
Li a matéria "Sinais de atraso no desenvolvimento da fala e da linguagem" publicado no baby center e adorei. Confiram também. (Link: https://brasil.babycenter.com/a25010089/sinais-de-atraso-no-desenvolvimento-da-fala-e-da-linguagem#ixzz3dJaseUIP)
 
*Por Tati Souza

Storage school bag

Pensando numa melhor organização a mamãe Fabiana, mãe de gêmeos e mais um, resolveu fazer um "storage school bag". As mochilas e as lancheiras viviam em cima da prateleira da cozinha e virava uma zona. Ela comprou ganchos e furou a parede. Pegou 3 folhas de e.v.a preto, dobrou estilo envelope, escreveu os nomes com giz de quadro, coleu a letra inicial de cada criança e grudou na parede. Esse e.v.a preto serve p grudar os lembretes q as profs mandam nas agendas (aniversário de amigos, reuniões, pedido de material...) e tbm serve como porta pasta de dever de casa. Agora eles têm total autonomia para pendurar e retirar seus pertences escolares. 

#organizaçãoévida #meninosautônomos #mãedetrês#casaarrumada #dicadafabi

Ps.: Fabi comentou que bastou uma única tarde para reconhecerem suas letras e saberem onde cada um tinha seu espaço reservado.

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!