Medicamento Palivizumabe (Synagis)

 Vacina especial para prematuros Palivizumabe (Synagis)

set.2015

O Vírus Sincicial Respiratório (VSR) circula pelos estados do sul e sudeste do Brasil, princincipalmente, entre os meses de março a setembro. Este vírus é um dos causadores da BRONQUIOLITE. O palivizumabe (nome comercial Synagis-R-) não é exatamente uma vacina, e sim um anticorpo desenvolvido em laboratório para impedir a infecção pelo VSR. Este medicamento é recomendado pela Sociedade Brasileira de Pediatria, Sociedade Americana de Pediatria e Associação Brasileira de Imunizações para os bebezinhos que nasceram prematuros com menos de 28 semanas. Ao todo são cinco doses dadas entre os meses de abril à setembro com tratamento até que os bebês completem 24 meses de idade. . Cada ampola (cada dose) custa em torno dos R$ 5 mil reais. Um frasco contendo este medicamento tem 100mg e são necessários 15mg por kg.

Infelizmente nem todos os bebês conseguem tomar esta vacina, pois há algumas que são seguidas. As indicações são:

- Bebês prematuros que nasceram com até 28 semanas de gestação que não tenham desenvolvido displasia broncopulmonar (medicar até 1 ano de vida);

- Bebês prematuros nascidos de 29 a 32 semanas até completarem 6 meses de idade;

- Bebês prematuros nascidos de 32 a 35 semanas com até 6 meses de vida que apresentem 2 ou mais fatores de risco: criança institucionalizada, irmãos em idade escolar, exposição à poluição, anomalias congênitas de vias aéreas e doenças neuromusculares.

- Crianças menores de 2 anos com cardiopatia congênita que exija tratamento clínico e/ou cirúrgico;

- Crianças portadoras de doença pulmonar crônica da prematuridade (displasia broncopulmonar), que necessitem de tratamento para tal nos 6 meses precedentes à estação do VSR (de Novembro a Abril).

Alguns estados como o Rio Grande do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná oferecem o medicamento gratuitamente mediante preenchimento de formulários. 

Em outros Estados onde o medicamento ainda não é fornecido gratuitamamente, a dica é procurar informações com as equipes de saúde, nas Farmácias Especiais do seu Estado e nos CRIE (Centros de Referência em Imunobiológicos Especiais) da sua região (veja aqui onde encontrar o CRIE mais perto de você). Se o seu prematuro faz parte do grupo de risco, e mesmo reunindo toda documentação você não conseguiu o Synagis, não se desespere! É óbvio que é angustiante saber que seu filho poderia estar (mais) protegido, mas CALMA! Siga todos os procedimentos necessários para ele fique o mais seguro possível, tomando todos os cuidados de higiene, evitando locais com muita gente e contato com pessoas doentes, além de manter o restante do calendário de vacinação do pequeno sempre em dia. 

RELAÇÃO DE DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA A ABERTURA DE PROCESSO

Para conseguir o anticorpo há a necessidade de preencher alguns documentos e levar até a farmácia de alto custo do governo mais próxima de você. Converse com o pediatra, que poderá lhe fornecer e lhe orientar quanto as documentações necessárias para darem início ao processo. Alguns documentos necessários para dar início à solicitãção: laudos médicos, históricos de saúde e de alta hospitalar, receita médica do medicamento em duas vias, cópias de documentos pessoais como a certidão de nascimento, cartão SUS e  comprovante de residência, entre outros. Estes documentos devem ser encaminhados para autorização do governo o mais rápido possível, pois o retorno deles é um pouco demorado. Os meus gêmeos (nascidos de 28 semanas) tomaram apenas 5 doses correspondente ao primeiro ano de idade deles. A segunda dose para o ano seguinte não foi autorizada.

  • CÓPIA DO CPF E CARTEIRA DE IDENTIDADE DO RESPONSÁVEL
  • CÓPIA DO COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA
  • CÓPIA DO CARTÃO NACIONAL DE SAÚDE (CNS)
  • CÓPIA DA CERTIDÃO DE NASCIMENTO
  • DECLARAÇÃO AUTORIZADORA (PARA TERCEIROS)
  • RECEITA MÉDICA
  • FORMULÁRIO ESPECÍFICO: FORMULÁRIO PARA SOLICITAÇÃO DE PALIVIZUMABE
  • TERMO DE CONSENTIMENTO INFORMADO
  • RELATÓRIO MÉDICO LEGÍVEL CONSTANDO: DATA, IDENTIFICAÇÃO DO MÉDICO E PACIENTE, DIAGNÓSTICO (SE FOR O CASO, DESCVREVER A CARDIOPATIA, GRAU DE HIPERTENSÃO PULMONAR E MEDICAMENTOS UTILIZADOS), INDICAÇÃO DO MEDICAMENTO E TEMPO DE TRATAMENTO
  • CÓPIA DO RELATÓRIO DE ALTA HOSPITALAR DO BERÇÁRIO (PARA PACIENTES PREMATUROS CUJA ADMINISTRAÇÃO DO MEDICAMENTO SERÁ AMBULATORIAL – NOS CENTROS DE APLICAÇÃO)
  • QUESTIONÁRIO AVALIADOR PARA UNIDADE HOSPITALAR NÃO CREDENCIADA (PARA PACIENTES SEM ALTA HOSPITALAR)

Links úteis

Ficha para solicitação de PALIVIZUMABE: Esta ficha é um laudo para solicitar o Palivizumabe para os estados de SP, RJ e MG e deve ser preenchido pelo pediatra ou pelo médico assistente do menor.

Locais para entrega da solicitação de PALIVIZUMABE: Ficha de solicitação de Palivizumabe, devidamente preenchida, assinada e carimbada pelo médico assistente do menor, deverá ser entregue nos locais definidos pelos Departamentos Regionais de Saúde, conforme o município de residência do paciente. Como a aplicação do medicamento ocorrerá de abril a agosto de cada ano, a Ficha deverá ser entregue nos locais definidos.

Termo de consentimento informado sobre o uso do Palivizumabe:

Diretrizes sobre o manejo do palivizumabe - Sociedade Brasileira de Pediatria: Este documento pode auxiliar caso seja necessário entrar com uma ação judicial. https://www.sbp.com.br/pdfs/diretrizes_manejo_infec_vsr_versao_final1.pdf 

Bula Synagis: Bula com as informações do medicamento. https://www.bulas.med.br/bula/7674/synagis.htm

Outras informações: https://www.projetopequenosguerreiros.com/p/dossie-synagis-saiba-como-conseguir-no.html / https://www.projetopequenosguerreiros.com/2011/12/pesquisa-sobre-synagis-me-ajudem.html /

Mas vale lembrar, que o PALIVIZUMABE não é milagroso. Diante de pulmõezinhos tão frágeis, algumas recomendações devem ser seguidas a risca: evitar aglomerações, mudanças bruscas de temperatura e exposição à fumaça de cigarro, lugares fechados e sem ventilação, entre outros.

Por Tati Souza

Fontes: Prematuridade e Projetos Pequenos Guerreiros 

Tópico: Medicamento Palivizumabe (Synagis)

Nenhum comentário encontrado.

Novo comentário

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!