Tampão Mucoso

PERDA DO TAMPÃO MUCOSO!

Perder tampão mucoso é uma ocorrência comum durante a fase final da gravidez.

Quando você fica grávida, seu corpo passa por uma série de mudanças e ajustes para acomodar os bebês em seu ventre. Uma dessas mudanças é o seu tampão de muco. Sua finalidade é a de proteger o seu bebé de infecções bacterianas, criando uma barreira perto de sua abertura do colo do útero. Isso mantém todos os germes nocivos para longe dos bebês. O tampão é expulso antes do parto. Essa ação também é referida como "show sangrento".

Como ele é liberado?
A liberação do muco é um sinal de que o colo do útero está dilatando e o trabalho de parto está se aproximando. O cérvix afina e expande conforme vai chegando a hora, ou seja, a abertura se torna maior. Nesse ponto, o tampão de muco não é mais largo o suficiente para ocupar a abertura e cai da vagina. O muco pode cair para fora de uma só vez ou gradualmente, à medida que o colo do útero muitas vezes se estira ao longo do tempo. Normalmente, ele é lançado como uma descarga gelatinosa clara e rosa ou com cor de sangue. Algumas mulheres não notam que ele caiu e podem confundi-lo com corrimento vaginal normal relacionado com a gravidez.

O que significa perder o muco?
Perder o tampão mucoso significa que o parto pode ser a qualquer momento, de algumas horas a algumas semanas. A bolsa amniótica, o saco cheio de líquido que segura os bebês, ainda estará selada até que a água rompa o tampão, então o fluido ainda estará protegido contra bactérias. Não há necessidade de entrar em contato com um médico se o muco for normal em cor e consistência. Se for vermelho brilhante ou escorrer mais do que 30 ml, contate um profissional. Isso pode ser um sinal de placenta prévia ou outra complicação relacionada com a gravidez.

Como identificar o tampão mucoso
O tampão mucoso, ou rolhão mucoso, é um corrimento esbranquiçado e espesso que é liberado até 2 semanas antes do nascimento dos bebês, sendo um dos primeiros sinais de trabalho de parto.
No entanto, em algumas mulheres, o tampão mucoso pode ser rosado, vermelho ou marrom quando é acompanhado de sangue devido às alterações no útero que provocam o sangramento de pequenos vasos sanguíneos, tornando-o também mais líquido. Assim, quando surge um pequeno sangramento na fase final da gestação, a grávida não deve ficar preocupada, pois indica a saída do rolhão mucoso. Porém, é sempre aconselhado consultar ou informar o ginecologista quando surge um sangramento para que ele avalie a situação e despiste possíveis complicações, como descolamento da placenta.

O que fazer após a saída do tampão mucoso?
Após a saída do tampão mucoso é recomendado que a grávida fique atenta a outros sinais de trabalho de parto, como rompimento da bolsa de água ou contrações frequentes e regulares, por exemplo, uma vez que, por si só, a saída do tampão mucoso não indica o nascimento dos bebês. Assim, depois da saída do rolhão mucoso é normal que a gestante ainda tenha de esperar desde várias horas, dias ou semanas para ir para o hospital. Mesmo depois de perder o muco, ele pode se reconstruir, por isso é sempre bom passar com o obstetra que a acompanha para poder saber como deve agir e quais precauções e cautelas deve tomar.

Fontes:
https://www.ehow.com.br/acontece-perde-tampao-mucoso-como_1…/
https://www.ifoodstudios.com/regular-vaginal-secretions-Thou…
https://www.tuasaude.com/como-identificar-o-tampao-mucoso/

Tati Souza

Tópico: Tampão Mucoso

Nenhum comentário encontrado.

Novo comentário

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!