FAQ: Perguntas mais frequentes

FAQ com Tati Souza

Você fez tratamento para engravidar dos gêmeos?

Sim fiz. Tentei engravidar por longos 4 anos. Fiz uma inseminação artificial sem sucesso. Depois tentei a FIV com ICSI e lá estava o meu tão sonhado positivo.

Seus gêmeos são univitelinos ou bivitelinos?

Meu casal são bivitelinos. Não são idênticos nem na aparência. O menino é branquinho e a menina mais moreninha.

Você engordou muito durante a gestação?

Até o 5º mês engordei 1 kg por mês. Depois comecei a engordar mais, principalmente quando internei. Ao final foram 15 kg, e eu cheguei às 28 semanas e 3 dias.

De quanto tempo nasceram? Qual peso? Eles ficaram na UTI? Por quanto tempo?

Nasceram de 28 semanas e 3 dias. A menina nasceu com 685 gramas, 32 cm e ficou 98 dias na UTI. E o menino nasceu com 1.325 kg, 38 cm e ficou 65 dias na UTI.

Por que nasceram prematuros?

Por que a menina estava muito magrinha quando fiz um US com 26 semanas. Ela teve restrição de crescimento intra uterino. Internei logo em seguida que fiz o US. Internada, descobriram que a placenta em que ela estava já não tinha líquido amniótico e o fluxo do sangue não estava passando pelo cordão que ia até a placenta dela. Com isso os nutrientes não a alimentava, o que deixava sem ganhar peso. 

Como foi descobrir que seria gêmeos?

Foi uma mistura de sentimentos. Emoção, medo, alegria... Me senti muito abençoada, privilegiada.

Você tem casos de gêmeos na família?

Apesar de ter engravidado por tratamento, eu tenho sim alguns casos de gêmeos na família. Até costumo brincar que eu ia ter gêmeos de qualquer jeito rs. Meu esposo é gêmeo, mas seu irmãozinho não resistiu quando bebê. Minha bisavó teve gêmeas, uma prima de segundo grau tem gêmeos, uma tia de meu pai também teve gêmeos.

Você cuida deles sozinha?

De início quando vieram para casa eu tive ajudas de minha mãe e sogra. Meu esposo sempre me ajuda. Depois de um tempo voltei a trabalhar e os gêmeos ficavam com minha sogra. Hoje, eles vão para a escolinha, mas em casa é eu e esposo quem cuidamos deles.

Você conseguiu amamentar?

Por pouco tempo. Meus filhos ficaram na UTI por um tempo e lá tomavam o leite que eu tivava no lactário do hospital. Quando aprenderam a mamar no peito já estavam com 2 meses. O menino era bem preguiçoso, já a menina foi mais fácil de dar e aceitar o peito. Não tive muito leite, mesmo estimulando. Sei que devia ter estimulado mais, mas não tive o tempo suficiente para ler e ter mais informações sobre o aleitamento. Consegui dar o peito, mesmo que poucas vezes ao dia, para o menino até os 4 meses mais ou menos e para a menina até o 7º mês.

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!