ORGANIZANDO O CHÁ DOS BEBÊS

Por Tati Souza

Organizar um chá de gêmeos ou mais parece ser difícil, mas com um pouco de planejamento e organização tudo sairá perfeito. Peça para uma amiga, irmã, alguém próxima a ajudar. Segue abaixo dicas e sugestões para você preparar com sucesso o chá de seus bebês:

DATA DO CHÁ DOS BEBÊS: Escolha uma data entre 24 e 30 semanas (entre 6 e 7 meses) de gestação. Com o tempo o barrigão pesa, você ficará mais cansada e ainda terá tempo de sobra para organizar todo o enxoval depois, e ainda ver o que falta e o que não falta para comprar. 

LOCAL DA FESTA: Com os gastos dobrados, triplicados... o ideal seria fazer em algum lugar sem ter de pagar pelo aluguel do espaço, pois com este dinheiro poupado você poderá utilizar depois com mimos para seus bebês. O local pode ser na casa de uma amiga, no salão do prédio dos avós, no quintal de sua casa... desde que comporte a quantidade de pessoas convidadas. Caso a renda permita você também poderá fazer em um Buffet, pois poderá poupar você de uma grande parte da organização e do seu tempo.

HORÁRIO: Prefira na parte da tarde, entre às 14 e 17h. Eu preferi de sábado, pois muitas amigas trabalham de sábado. Então vale pensar nisso. Tempo de duração: 4 horas no máximo, depois disso você ficará muito cansada, com pés inchados. 

LISTA DE CONVIDADOS: A lista geralmente encaminhada às pessoas mais próximas, amigos e familiares, e mulheres. Muitas pessoas fazem o chá dos bebês junto dos homens, vale a pena ver se haverá espaço suficiente para todos. E outra coisa: quanto mais gente, mais gastos com comes e bebes.

CONVITES: É difícil achar convite com mais de um bebê, ou com dois carrinhos destes convites que vêm prontos. Hoje encontramos muitos convites personalizados na internet à venda, alguns caros outros nem tanto. Os sites https://www.zazzle.com.br/ ou www.elo7.com tem alguns personalizados especialmente para o universo gemelar. E há também sites que permite que você mesmo crie os convites, um deles, que gosto muito, é o https://fazendoanossafesta.com.br/. Depois é só levar em uma gráfica e solicitar que imprimam e cortem. E eu tenho a seguinte opinião: nem vale a pena gastar tão caro com convites, depois vai pro lixo mesmo rs.Você pode usar a imaginação e brincar com a ideia de serem gêmeos ou mais e cada bebê com seu convite. 

LISTA DE PRESENTES: Um presente para os dois (ou mais) ou um presente para cada bebê? Isso é relativo, você quem decide. No meu chá de bebês pedi um presente para os dois, por exemplo, uma fralda e um item. E por fim cada bebê ganhou o seu presentinho. Isso vai muito dos convidados também em dar dois presentes. Você pode optar em decidir se será um chá de fraldas, só fraldas com mais um item diverso, ou chá de bebês com itens variados. (Lista completa de presentes link:https://www.facebook.com/GemeoseMultiplos/photos/a.676912378998361.1073741856.599453136744286/653195141370085/?type=3&theater). E lembre-se de ver o que você já tem para excluir da lista.

DECORAÇÃO: Se você já souber o sexo dos bebês melhor ainda. É só escolher um tema ou uma cor. A mesa pode ser decorada com bolo de fraldas (pode ser um bolo com dois sapatinhos por exemplo), bichinhos de pelúcia, foto de US, balinhas, cupcakes, marshmallow, docinhos variados, sapatinhos dos bebês, foto da mamãe barrigudinha (com ou sem o papai). Já nas paredes você pode fazer um varalzinho de barbante com as roupinhas que mais gosta, colocar bixigas coloridas, ou em formatos de chupetas, etc. Se o dinheiro permitir, a decoração também pode ser feita por profissionais. (fotos de decoração de chá de bebês link: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.637578999598366.1073741844.599453136744286&type=3)

CARDÁPIO: Se puder contrate um Buffet, fazer toda a parte de comes pode ficar cansativo. Mas caso não puder, segue as opções de comes: torta salgada, pão com patês, salgadinhos, salgados fritos e assados, amendoim, cachorro quente, pão com carne, bolos variados, suspiro, torradas com umas 3 opções de patês, etc. Já de bebidas; refrigerante, sucos, água. Bebidas alcoólicas não seria legal em um chá de bebê, mas isso não quer dizer que seja proibido (para você sim). Mas paras as convidadas poderá ter cerveja, batidas ou vinho.

QUE ROUPA USAR: Uma roupa confortável, além de sapato baixo. Se for fazer brincadeiras, escolha alguma roupa que dá para deixar a barriguete à mostra.

BRINCADEIRAS: Aquela tradicional brincadeira de adivinhar qual o presente e quem deu o que hoje perdeu um pouco a graça. E outra (importante) são presentes dobrados ou mais... e aí abrir um a um tentando adivinhar pode ficar mega cansativo e um tanto demorado. Após 1h de início de festa, comece as brincadeiras. Algumas brincadeiras: adivinhar tamanho barriga da mamãe ou o que tem na bolsa do bebê; bingo bebê; quantas balinhas tem no pote; stop bebê, etc.

LEMBRANCINHAS: Hoje há uma variedade de modelos de lembrancinhas que fica até difícil escolher uma. No site artesanal Elo 7 há muitos modelos e artesãs disponíveis a fazer lembrancinhas personalizadas ao seu gosto. A lembrança é por convidado, sendo assim encomende de acordo com a sua lista de convidados. Geralmente não é 100% de presença das convidadas, mas você pode entregar as lembrancinhas depois, pois muitas acabam entregando o presente mesmo sem ir à festa. Dê as lembrancinhas ao final da festa. Deixar exposto na saída pode ser uma opção, pois ao final do chá cada um pega o seu. Mas se as unidades foram contadinhas, ou não tiver ninguém controlando, pode correr o risco de uma pessoa pegar mais lembrancinhas. Ah e hoje muitas pessoas já estão entregando o convite do chá com a lembrancinha para ganhar tempo, dois em um.

OUTRAS DICAS: Se alimente durante à festa, nem que você tenha de fugir para a cozinha. Procure sentar um pouco durante a festa. E tire fotinhos com todos os seus convidados. Peça para alguma amiga ou família ficar de ‘fotógrafa’ por um dia.

Quando uma grávida de gêmeos e múltiplos pensa no chá dos bebês a primeira coisa (e a maior dúvida) é saber qual a quantidade de fraldas que deve pedir de cada convidado. Hoje, no universo online, há muitas  calculadoras de fraldas, mas infelizmente muitas acabam nos confundindo e nos deixando com mais dúvidas ainda. A ideia é fazer um chá de fraldas e receber dos convidados um mimo que irá ajudar (e muito) por alguns meses. Mas para isso precisa fazer uma lista de tamanhos de fraldas adequadas para que o estoque seja bem aproveitado, sem desperdícios. A quantidade de fraldas de cada tamanho que um bebê necessita irá depender muito do peso de cada bebê.

Quantidade de fraldas gastas por bebê:

  • Até os 2 meses de vida: de 8 a 10 fraldas por dia
  • Dos 3 aos 6 meses de vida: de 6 a 8 fraldas por dia
  • Dos 6 meses à 1 ano: 6 fraldas por dia
  • De 1 a 2 anos: 4 a 6 fraldas por dia

Tamanho de fralda x peso do bebê

Não há um padrão de tamanho de fraldas. Cada marca de fralda tem o seu padrão de tamanho, além da quantidade suportada peso diferente.

- RN: Ideal para bebês que pesam até 4,5 kg

- P: indicada para bebês até 8 Kg.

- M: indicada para bebês entre 7 e 10 Kg.

- G:  indicada para bebês entre 9 e 12 Kg.

- XG: indicada para bebês acima de 12 Kg.  

Quanto devo pedir de fraldas no chá de bebês?

Finalmente! Vamos ao que interessa!

30% das convidadas pedir pacote de fralda tamanho P

40% das convidadas pedir pacote de fralda tamanho M

20% das convidadas pedir pacote de fralda tamanho G

10% das convidadas pedir pacote de fralda tamanho XG

 

Exemplo: Numa festa de chá de bebês com 50 pessoas

 

 

30% das convidadas pedir pacote de fralda tamanho P > 

isso quer dizer que 15 pessoas trarão pacotes de fraldas no tamanho P

 

40% das convidadas pedir pacote de fralda tamanho M >

isso quer dizer que 20 pessoas trarão pacotes de fraldas no tamanho M

 

20% das convidadas pedir pacote de fralda tamanho G >

isso quer dizer que 10 pessoas trarão pacotes de fraldas no tamanho G

10% das convidadas pedir pacote de fralda tamanho XG >

isso quer dizer que 5 pessoas trarão pacotes de fraldas no tamanho XG

Ah mas e as fraldas RN?

As fraldas RN usam pouco. E estas dá para você mesmo comprar... mas se preferir comprar você pode pedir este tamanho em 5% dos convidados, e diminuir o tamanho P para 25% dos convidados.

Espero que tenham gostado de minhas dicas.

Super beijo

*Tati Souza

 

Quem quiser a lista completa pelo excel, mandar um e-mail para gemeos.multiplos@hotmail.com

Uma ideia super legal para contar à todos quais os sexos dos bebês é fazer um chá de bebês com revelação dos sexos!
Super criativo, além de deixar todos curiosos.















Imagem by pinterest

#FicaADica
#DicasGemeoseMultiplos

AS FOTOS DEVEM SER ENVIADAS PARA O E-MAIL: GÊMEOS.MULTIPLOS@HOTMAIL.COM

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!